Apple: Anúncio de dividendo provoca novo máximo histórico

Tim Cook e Peter Oppenheimer, respectivamente CEO e CFO da Apple anunciaram hoje, que vão distribuir dividendos de 2,65 dólares por acção trimestralmente com início no trimestre de Julho a Setembro (último do ano fiscal) e um plano de buyback (compra de acções próprias) ao longo dos próximos três anos de 10 mil milhões de dólares anuais. Ao longo dos próximos três anos, estas operações envolvem um montante de cerca de 45 mil milhões de dólares.A Apple tem uma liquidez de cerca de 98 mil milhões de dólares e desde 1995 que não distribuía dividendos aos seus accionistas. Com esta nova política de distribuição de dividendos entra no top das empresas norte-americanas que pagam maior valor absoluto anual de dividendos.

Tim Cook - Apple CEO

Tim Cook, começou por se mostrar muito optimista com o futuro da Apple destacando as quotas dos mercados em que atua e o potencial de crescimento que estes mercados apresentam para os próximos anos. Explicou também que esta nova política de distribuição de dividendos e de buyback, surge depois de uma reflexão profunda e que não compromete o investimento no futuro da empresa pois  a liquidez da Apple será suficiente para garantir a permanente capacidade de inovar (que definiu como o principal objectivo da Apple).

Referiu também, que esta distribuição de dividendos vai garantir maior retorno e liquidez adicional aos accionistas e acredita que também vai captar novos investidores e que o plano de distribuição de dividendos e  buyback será revisto regulamente, com o objectivo de garantir crescimento de longo prazo.

Peter Oppenheimer, referiu que dos 98 mil milhões de dólares, 64 mil milhões de dólares estão fora dos Estados Unidos. Durante as questões dos analistas e responsáveis de fundos de investimentos, Peter Oppenheimer referiu que estas operações serão efectuadas com liquidez que está em território norte-americado pois a carga fiscal praticada nos Estados Unidos não incentiva as empresas a repatriar a liquidez obtida noutros países. E já fizeram eco destas preocupações ao Congresso e à Administração norte-americana, o que em ano de eleições pode certamente ser levado em conta :-)

A cotação da Apple (NASDAQ:AAPL) fechou em novo máximo histórico nos 601,1 dólares colocando a capitalização bolsista da maior empresa cotada em 560,45 mil milhões de dólares, mais de 150 mil milhões do que segunda maior Exxon Mobil (NYSE:XOM) que tem uma capitalização bolsista de 410 mil milhões de dólares.

E depois do mercado fechar a Apple divulgou que a nova geração de iPad vendeu desde o seu lançamento na passada sexta-feira já vendeu 3 milhões de unidades, um novo recorde de vendas para o tablet da Apple antecipando que amanhã será mais um dia de valorização :-)

Coloque o seu email para receber actualizações do CIBERTRANSISTOR

Junte-se a 3.024 outros seguidores

About Nuno Ribeiro (542 Articles)
Country Manager da agência de inovação FΛBERNOVEL. Autor do livro: Gerir na Era Digital (2011). Coordenador e docente na Pós-Graduação em Marketing Digital e Medias Sociais na Universidade Europeia. Licenciado em Economia na Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 3.024 outros seguidores