Apple reinventa indústria do livro [Video]

Ontem no Museu Guggenheim em Nova Iorque, a Apple mostrou como vai revolucionar a indústria do livro com um especial foco no ensino.
A aplicação iBooks Author disponível gratuitamente na App Store para os computadores Mac, simplifica a forma de criar e publicar livros electrónicos com (eBooks) na iBookstore.

A possibilidade de inclusão de elementos multimédia(imagens interactivas, video, apresentações, elementos 3D e HTML) de uma forma simples e acessível a todos é uma das grandes novidades.

Outra das novidades apresentadas ontem foi a aplicação iTunes U para iPad e iPhone, que permite às escolas e universidades a disponibilização de cursos em formato video e em eBooks que permitem seguir o plano de estudos do curso e promovem a interactividade entre professores e alunos.
E desta forma a utilização de iPads nas instituições de ensino vai aumentar (apenas 12% dos alunos nas universidades americanas têm iPad, há por isso, muito espaço para crescer).

A entrada no mercado dos livros electrónicos é ainda liderada pela Amazon, mas com estas novidades a Apple pode (e é certamente o seu objectivo), assumir a liderança deste negócio. A grande aproximação ao ensino e o facto de utilizar formato standard (ePub) serão os fatores decisivos para o sucesso.

Por outro lado, a Amazon, não permite nos dispositivos Kindle esta riqueza de conteúdos multimédia e interactividade. O formato dos ebooks Kindle ser proprietário e não standard são o “Calcanhar de Aquiles” que a Apple percebeu e está também a “pisar”. O formato Kindle 8, apresentado a 11 de Janeiro, tenta com o recurso a HTML5 e CCS 3 resolver algumas destas lacunhas, mas está ainda longe das possibilidades do formato standard – ePub – utilizado pela Apple.

666x100-iF-01

Coloque o seu email para receber actualizações do CIBERTRANSISTOR

Junte-se a 3.035 outros seguidores

About Nuno Ribeiro (569 Articles)
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL e do institut FABERNOVEL. Autor do livro: Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia na Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).

3 Comments on Apple reinventa indústria do livro [Video]

  1. Exemplo de um eBook criado com o iBooks Author
    Disney, Pixar e Marvel: A Magia da Gestão
    Versão eBook (para iPad) gratuita no iTunes / iBookstore 

     

    Disney, Pixar e Marvel



    Sinopse:
    A Disney depois da aquisição da Pixar e posteriormente da Marvel, regenerou o seu ADN de magia na gestão.
    A Pixar é um caso de sucesso empresarial na indústria dos Media e Entretenimento.
    O maior pilar deste sucesso deve-se ao facto de ter tido excelentes líderes – George Lucas, Alvy Ray Smith, Ed Catmull, John Lasseter e de ter feito “renascer” o carismático Steve Jobs.

    Gosto

  2. Its nice and practical but a real book its a real book…even the smell makes it “different”…on my perspective of course…

    Gosto

  3. Apple has done it. Again!

    Gosto

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 3.035 outros seguidores

%d bloggers like this: