Apple reinventa indústria do livro [Video]

Ontem no Museu Guggenheim em Nova Iorque, a Apple mostrou como vai revolucionar a indústria do livro com um especial foco no ensino.
A aplicação iBooks Author disponível gratuitamente na App Store para os computadores Mac, simplifica a forma de criar e publicar livros electrónicos com (eBooks) na iBookstore.

A possibilidade de inclusão de elementos multimédia(imagens interactivas, video, apresentações, elementos 3D e HTML) de uma forma simples e acessível a todos é uma das grandes novidades.

Outra das novidades apresentadas ontem foi a aplicação iTunes U para iPad e iPhone, que permite às escolas e universidades a disponibilização de cursos em formato video e em eBooks que permitem seguir o plano de estudos do curso e promovem a interactividade entre professores e alunos.
E desta forma a utilização de iPads nas instituições de ensino vai aumentar (apenas 12% dos alunos nas universidades americanas têm iPad, há por isso, muito espaço para crescer).

A entrada no mercado dos livros electrónicos é ainda liderada pela Amazon, mas com estas novidades a Apple pode (e é certamente o seu objectivo), assumir a liderança deste negócio. A grande aproximação ao ensino e o facto de utilizar formato standard (ePub) serão os fatores decisivos para o sucesso.

Por outro lado, a Amazon, não permite nos dispositivos Kindle esta riqueza de conteúdos multimédia e interactividade. O formato dos ebooks Kindle ser proprietário e não standard são o “Calcanhar de Aquiles” que a Apple percebeu e está também a “pisar”. O formato Kindle 8, apresentado a 11 de Janeiro, tenta com o recurso a HTML5 e CCS 3 resolver algumas destas lacunhas, mas está ainda longe das possibilidades do formato standard – ePub – utilizado pela Apple.

666x100-iF-01

Coloque o seu email para receber actualizações do CIBERTRANSISTOR

Junte-se a 3.031 outros seguidores

About Nuno Ribeiro (562 Articles)
Country Manager da agência de inovação FΛBERNOVEL e do institut FABERNOVEL. Autor do livro: Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia na Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).

3 Comments on Apple reinventa indústria do livro [Video]

  1. Exemplo de um eBook criado com o iBooks Author
    Disney, Pixar e Marvel: A Magia da Gestão
    Versão eBook (para iPad) gratuita no iTunes / iBookstore 

     

    Disney, Pixar e Marvel



    Sinopse:
    A Disney depois da aquisição da Pixar e posteriormente da Marvel, regenerou o seu ADN de magia na gestão.
    A Pixar é um caso de sucesso empresarial na indústria dos Media e Entretenimento.
    O maior pilar deste sucesso deve-se ao facto de ter tido excelentes líderes – George Lucas, Alvy Ray Smith, Ed Catmull, John Lasseter e de ter feito “renascer” o carismático Steve Jobs.

  2. Its nice and practical but a real book its a real book…even the smell makes it “different”…on my perspective of course…

  3. Apple has done it. Again!

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 3.031 outros seguidores